You are here: Home Notícias 2012 Julho 16.07.2012 - Participe do 5º Concurso de Redação do Senado Federal “Meu município, meu Brasil” e do Projeto Jovem Senador
Document Actions

16.07.2012 - Participe do 5º Concurso de Redação do Senado Federal “Meu município, meu Brasil” e do Projeto Jovem Senador

Date: 2012-07-16

Projeto destina-se a estudantes dos dois últimos anos do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Por meio do concurso de redação são selecionados os jovens senadores que virão a Brasília para exercer um "mandato" de três dias.

O Projeto Jovem Senador tem por objetivo aproximar o Senado Federal dos estudantes, por meio da informação sobre o processo de criação de leis. Destinado a alunos dos dois últimos anos do ensino médio em escolas públicas, o projeto seleciona anualmente um estudante de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal. A seleção é feita por meio do concurso de redação, promovido pela Secretaria de Relações Públicas da Casa, e que este ano tem como tema “Meu município, meu Brasil”. 

A escolha das melhores redações fica a cargos das secretarias de Educação dos respectivos estados. Os textos selecionados seguem para uma comissão julgadora do Senado, que irá definir os três primeiros colocados da etapa nacional. Mesmo assim, todos os 27 escolhidos nos estados e DF virão a Brasília para participar, durante três dias, de uma simulação do processo legislativos, onde poderão sugerir projetos para o país.

Para se inscrever e obter mais informações basta acessar o site www.senado.gov.br/jovemsenador. É importante ficar alerta aos seguintes prazos: até 31 de agosto, envio da melhor redação de cada escola às secretarias estaduais de Educação; até 28 de setembro, envio das três melhores redações de cada estado, pelas secretarias estaduais de Educação, para o Senado; até 11 de outubro, seleção das três melhores redações na etapa nacional pela Comissão julgadora do Senado; no dia 15 de outubro, anúncio do resultado, e 19 de novembro a chegada dos jovens senadores a Brasília, para “mandato” de três dias.