Document Actions

Guia de Políticas Públicas de juventude

Juventude e Meio Ambiente

Criado em 2005, o programa tem por objetivo formar lideranças juvenis para atuar em atividades voltadas para o meio ambiente. Trata-se de uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, com a parceria da Secretaria Nacional de Juventude.


Como estratégia, foram criados, em todos os estados brasileiros, os Conselhos Jovens de Meio Ambiente, compostos por lideranças de diversos movimentos e organizações. Já os governos estaduais e municipais assumem a tarefa de estimular a participação da juventude local.

O Programa é desenvolvido em escolas da rede pública, não necessariamente no período das aulas, e o público juvenil é agrupado por faixa etária, recebendo formação adequada para cada idade.

 

Resultados
Até 2010 foram realizados quatro encontros nacionais de Jovens pelo Meio Ambiente e diversas atividades de articulação com o intuito de fortalecer a Rede de Jovens pelo Meio Ambiente. Estiveram envolvidos 120 lideranças jovens de todo o país, que estão responsáveis pela ampliação da Rede de Jovens pelo Meio Ambiente.

Mais Informações

Ministério da Educação: (61) 2022-9322 ou pelo site www.mec.gov.br