Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Brasil é eleito presidente do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa

6 de Dezembro de 2017, 14:43 , por snjuventude@gmail.com - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 82 vezes

Presi

 

O final de 2017 foi coroado com uma conquista internacional por parte da juventude brasileira.

Durante a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cascais, Portugal, entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, o Fórum da Juventude da CPLP (FJCPLP) elegeu o Brasil, de forma unânime, para a presidência da organização nos próximos dois anos, assumindo o protagonismo na juventude dos países membros.

“Este é um verdadeiro marco histórico para o Conselho Nacional de Juventude do Brasil, que assume, pela primeira vez, a Presidência do Fórum da Juventude da CPLP”, afirma Marcus Barão, Vice-presidente do CONJUVE e agora Presidente do FJCPLP.

A nomeação garantirá que a juventude brasileira se mostre, internacionalmente, como um braço forte e um exemplo das boas práticas. O país se torna um grande aliado da juventude perante a comunidade internacional e dentro de cada uma das nações membro da CPLP, permitindo ainda que a nomeação traga benefícios à própria juventude brasileira, como “importar boas práticas dos outros países e aumentar as oportunidades de mobilidade acadêmica com a Europa e África para formar cidadãos brasileiros capazes de articular, criar negócios e oportunidades não só no Brasil mas também nos outros continentes”, afirma Daniel Calarco, membro da Comissão de Relações Internacionais do CONJUVE e coordenador técnico da delegação.

Por meio de um amplo processo de diálogo entre as juventudes da CPLP, juntamente com o Brasil na Presidência, o FJCPLP elegeu Guiné Bissau para a Vice-presidência, Portugal para a Secretaria Geral, Angola para a Presidência da Mesa da Assembleia e Moçambique para a Presidência do Conselho Fiscal. Os demais países assumem posição estratégica na execução ou coordenação dos projetos chave do FJCPLP.

Com o tema “Investir na Juventude”, a Semana de Juventude da CPLP teve como objetivo aprofundar o intercâmbio cultural e político entre os jovens das nações que compõem a Comunidade e além das eleições do Fórum ainda contou com algumas outras conquistas históricas como a formalização do FJCPLP enquanto organismo internacional, o Seminário sobre mobilidade acadêmica e juvenil na CPLP e a participação de delegações de jovens de diversas organizações da sociedade civil da CPLP.

A delegação brasileira contou com 11 integrantes entre membros do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e observadores convidados. “Desde o começo, a proposta era formar uma delegação plural, com distribuição geográfica representativa do Brasil, na qual os conselheiros e observadores tivessem um papel significativo na troca de experiências e negociações para a elaboração do documento final das reuniões. Os resultados só foram positivos”, explica Rodrigo Reis, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do CONJUVE.

De acordo com Barão “A nossa conquista representa a retomada de um espaço essencial para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o público jovem. É inegável que o Brasil possui importância e responsabilidade histórica e, com a eleição para a presidência do Fórum, o nosso país amplia a influência dentro da Comunidade. O próximo desafio é construir uma agenda estruturada, com planos concretos, para a identificação de recursos que viabilizem a mobilidade na comunidade e o fortalecimento de cada conselho da juventude em cada uma dessas comunidades”.

 

PARA SABER MAIS

O que é a CPLP?

Composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a CPLP se constitui como o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros na busca por promover a cooperação para o desenvolvimento em áreas estratégicas (educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação socialeducação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social), a concertação político-diplomática entre seus estados membros para o reforço da sua presença no cenário internacional, bem como para a promoção e difusão da língua portuguesa.

O que é o FJCPLP?

O FJCPLP foi criado em 1997 com o objetivo de congregar as plataformas representativas das organizações de juventude da sociedade civil (Conselhos de Juventude) dos Estados Membros da CPLP para o fortalecimento do protagonismo e da participação das juventudes no desenvolvimento dos seus países e do mundo.

 

SITE DA CPLP

https://www.cplp.org/id-2597.aspx

CONEXÃO LUSÓFONA

http://www.conexaolusofona.org/brasil-assume-a-lideranca-do-forum-de-juventude-dos-paises-de-lingua-portuguesa/

CNJ PORTUGAL

https://www.facebook.com/conselhonacionaldejuventude/videos/10155312225651799/?hc_ref=ART-2Id7eZMGqlDN4_u6B01JH6wFEURODEJnp2uVJh7OmsiJm-x6o51fa4KnpaPWz-g&pnref=story

INSTITUTO GLOBAL ATTITUDE

http://diplomaciacivil.org.br/brasil-e-eleito-para-presidencia-do-forum-de-juventude-dos-paises-de-lingua-portuguesa/

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.