Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

Tela cheia

Órgãos responsáveis

20 de Novembro de 2014, 0:00 , por Valessio Brito - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 21234 vezes

Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)

A Secretaria Nacional de Juventude foi criada em 2005 visando a potencialização de uma série de programas e ações voltadas aos jovens com idade entre 15 e29 anos. Em 2016, o órgão foi vinculado novamente à Secretaria de Governo da Presidência da República pelo presidente Michel Temer, por meio da Medida Provisória 726/2016, o que fortalece a articulação interministerial e o diálogo com a sociedade civil. 

Ao longo dos anos de existência da SNJ, as políticas de juventude têm ganhado reconhecimento do jovem como um sujeito político e de direitos. Esta política teve na participação social um de seus principais alicerces, tanto para a construção de demandas, como para a elaboração da uma agenda de políticas públicas que passou a atender às especificidades dos jovens. A Secretaria vem gerenciando diversas iniciativas como o Identidade Jovem, Juventude Viva, Estação Juventude e Residência Agrária Jovem.

 

Secretaria de Governo da Presidência da República (SGPR)

A Secretaria de Governo auxilia o Presidente da República na coordenação política e social, em especial no relacionamento com o Congresso Nacional,  partidos políticos e na interlocução com Estados, Distrito Federal e municípios. Também é atribuição da secretaria atuar na prevenção e no gerenciamento de crises institucionais e na formulação de políticas de apoio a micro e pequenas empresas. A Secretaria de Governo da Presidência da República (SG/PR) foi criada em outubro de 2015. A Medida Provisória que cria a Secretaria pode ser encontrada aqui. Saiba mais sobre o decreto 8579, que estrutura a pasta. Conheça a legislação relacionada.