Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Juventude Viva
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo Federal reativa Novo Plano Juventude Viva em evento no Rio

11 de Maio de 2018, 21:08 , por Sergio Henrique - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 125 vezes

Whatsapp image 2018 05 11 at 19.48.54  1

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) reativou, na tarde desta sexta-feira (11,) o Novo Plano Juventude Viva. A cerimônia foi realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, na sede da Assembleia Legislativa (Alerj) e contou com a presença do poeta WG da Rua, do Cultura na Cesta, a coordenadora-geral de políticas temáticas de ações afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) Roseli de Oliveira, o deputado estadual Thiago Pampolha (PDT/RJ), o presidente do Conselho Nacional de Juventude Anderson Pavin e a Superintendente de Políticas para a Juventude do Estado do Rio de Janeiro Jéssica Ohana.

“É um Plano que envolve 13 ministérios, uma política pública que tem uma gestão coletiva, entre Governo e sociedade civil. É uma responsabilidade imensa que carregamos, mas nos vêm forças de vários lugares, para que continuemos na busca por mais igualdade racial”, explicou o secretário nacional de juventude Assis Filho.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) Roseli de Oliveira falou sobre o apoio da Seppir ao Plano. “Estamos no Plano Juventude Viva, porque olhamos para nossa sociedade, e vemos que ela não nos respeita, é uma sociedade que não quer a presença negra, que tem muita dificuldade de enfrentar o racismo -- que está em sua fala, está no seu olhar, está no cotidiano das relações sociais e institucionais e que tem sua matriz no não reconhecimento do outro ”, afirmou Oliveira.

O objetivo central do Novo Plano Juventude Viva é a redução dos índices de homicídios contra de jovens negros através de ações de enfrentamento aos principais condicionantes desse tipo de violência e às demais violações de direitos. Assim, os eixos, metas e ações a serem organizadas, articuladas ou desenvolvidas pelo Juventude Viva passam a ter um vínculo mais estreito com os objetivos capazes de prevenir, enfrentar e intervir sobre os fatores da violência letal praticada contra jovens negros, sendo primordial para isso, o diálogo mais próximo às instituições do poder judiciário e da segurança pública.

Novo Plano Juventude Viva

O Novo Plano Juventude Viva é resultado de uma consultoria técnica encomendada pela Secretaria Nacional de Juventude, que reformulou o plano de enfrentamento à violência contra a juventude negra, que estava desativado há quatro anos.

O índice de Vulnerabilidade Juvenil, divulgado em dezembro pela SNJ serviu de base para o planejamento de ações do Novo Plano Juventude Viva. O objetivo do Governo Federal é implementar políticas públicas nos territórios com maior vulnerabilidade juvenil, cuja a principal meta é reduzir 15% em quatro anos os índices de violência nessa camada da população, por meio de estratégias que estimulem a inclusão social destes jovens.

O Plano tem o compromisso de ampliar o acesso à educação, lazer, trabalho e capacitação profissional, buscando apontar novas oportunidades à juventude negra.


Fonte: <a href="http://juventude.gov.br/juventude/noticias/governo-federal-reativa-novo-plano-juventude-viva-em-evento-no-rio">Juventude</a>

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.