Document Actions

Notícias

Últimas Notícias

17.12.2013 - Pesquisa mostra retrato da juventude brasileira

December 17, 2013

Foi apresentada hoje (16/12), durante a sexta edição da Escola Regional MOST Unesco Brasil, a Pesquisa Agenda Juventude Brasil, que traz um olhar aprofundado sobre o perfil e opinião dos jovens brasileiros em 2013. Helena Abramo, Coordenadora-Geral de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) foi responsável pela exposição da pesquisa aos conferencistas de 14 países da América Latina e Caribe.

A pesquisa tem caráter de opinião e foi realizada buscando levantar uma série de questionamentos direcionados à juventude brasileira. As perguntas instigavam a reflexão do jovem. Por exemplo: “O que é mais importante para você melhorar de vida?”. Neste caso, 75% dos participantes entre 15 e 29 anos acredita que o apoio da família é fundamental. “A maneira como você faz a pergunta pode influenciar a resposta do jovem. Esse é um momento da vida em que os jovens estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Olhar para a juventude hoje é muito complexo”, afirma Helena.

A pesquisa foi aplicada entre os meses abril e maio deste ano. Para contemplar a diversidade brasileira, alguns cuidados foram tomados. Ao todo, foram ouvidos 3,3 mil jovens moradores de 187 municípios, incluindo capitais, interior, áreas urbanas e rurais, nos 27 estados brasileiros. Perguntas básicas como sexo, faixa etárias, raça, cor, religião, renda familiar, se são casados ou solteiros, estudantes ou não, empregados ou não também foram feitas. “Essas pesquisas são boas para construirmos novas visões e, com isso, fazermos novas perguntas”, propõe Abramo.

Segundo a SNJ, o objetivo desse trabalho não é apenas traçar o perfil dos jovens, mas acompanhar as tendências de comportamento e a opinião desse público. Com isso, a ideia é descobrir as demandas vindas das juventudes, fazer um diagnostico e poder suprir suas expectativas através do desenvolvimento de políticas públicas. Esta é mais uma ação da SNJ para a implementação do Observatório Participativo da Juventude.

Juventude e trabalho

O mundo do trabalho foi um dos fatores abordados na pesquisa. Os dados mostram que 74% da juventude brasileira está inserida no mercado. Desses, 14% estão trabalhando e estudando ao mesmo tempo. 40% dos jovens remunerados está com jornada igual ou superior a 40 horas semanais. 13% está apenas estudando e 21% da juventude está desempregada. “Apesar de tudo, dos que abandonaram os estudos, a grande maioria dos jovens respondeu que gostaria de voltar a estudar”, afirma Helena.

A Escola MOST é uma parceria entre SNJ, Conselho Latino-americano de Ciencias Sociais (CLACSO), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), UNESCO Internacional e UNESCO Brasil. Confira as transmissões dos seminários ao vivo durante todas as manhãs até dia 18/12. A programação completa você também encontra no link: www.bit.ly/EscolaMOST.

Para acessar a Pesquisa, basta clicar em: http://bit.ly/18MeZzC

Informações gerais:

Acompanhe pela Fan Page e Twitter do Participatório! 
Secretaria Nacional de Juventude
(61) 3411.1160 - juventude@presidencia.gov.br

Related News